Análise Fílmica do Longa - Waking Life
CENTRO DE ARTES, LETRAS E HUMANIDADES
COLEGIADO EM CINEMA E AUDIOVISUAL
Análise do Filme: Waking Life (EUA, 2001).
Direção e Roteiro de Richard Linklater.
Direção de Arte de Bob Sabiston.
Setembro de 2013
Cachoeira - BA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔCAVO DA BAHIA
CENTRO DE ARTES, LETRAS E HUMANIDADES
COLEGIADO EM CINEMA E AUDIOVISUAL
Análise do Filme: Waking Life do diretor Richard Linklater
Atividade de Análise Fílmica solicitada pela docente Fernanda Martins, para avaliação da disciplina Cinema I, e apresentada pela discente:
Adelen Cheronwiny Alves Ferreira da Silva – RUBI.
Setembro de 2013
O filme discorre sob a atmosfera do sonho buscando confundir, propositalmente, o que é real do que é imaginário. A narrativa passeia pela crise existencial de um jovem que não consegue acordar do sonho. Durante a experiência ele encontra personagens que, por ocasião, lhe trazem respostas, mas também lhe intrigam. Os diálogos perpassam por entre os estados da consciência humana. O texto, portanto, traz indagações de caráter filosófico, religioso, psicológico, antropológico, artístico, etc. Busca desmistificar signos culturais propondo um pensamento crítico sobre eles.
Aos mecanismos estéticos são utilizadas montagens de cenas filmadas e sobrepostas a uma película que imita uma textura de animações flash, permitindo uma espécie de fusão entre o espectador e às cenas (o sonho). A opção por uma construção como esta, surge como uma tentativa de provocar um mergulho ao subconsciente.
A obra apresenta, notoriamente, características do Surrealismo, corrente do cinema que valoriza o abstrato, o irreal e o inconsciente.