Análise funcional do filme o príncipe das marés
FILME – O PRÍNCIPE DAS MARÉS
Personagem analisado: Tom Wingo
A personagem escolhida para análise funcional é Tom Wingo, sexo masculino, de meia idade, casado, professor e técnico de futebol americano desempregado. Pai de três filhas, sem nenhuma queixa particular, procurou a psiquiatra que atende sua irmã , a pedido de sua mãe, com a intenção de poder ajudá-la. Sua irmã interrompeu tragicamente, o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico, ao tentar cometer suicídio, estando internada em estado grave no hospital.
A linguagem coloquial tem um rico vocabulário para falar do comportamento com suas conseqüências. Não usamos apenas a palavra intenção, mas inúmeros outros termos relacionados a ela, como propósito, expectativa, vontade, desejo, intuito, e assim por diante. Esses termos são o que os filósofos chamam de termos intencionais ou expressões intencionais. A despeito de toda sua variedade, os termos intencionais, na maioria, podem ser agrupados quanto ao uso em três tipos: função, causa e sentimentos. (Baum, 2006, p. 103).
Ao ser entrevistado pela psiquiatra, que procura encontrar os motivos que ocasionam o sofrimento mental de sua irmã, Tom, revela aspectos importantes da vida familiar e de uma infância muito difícil. Seu pai era um homem agressivo, que usava de punição física e moral com a família; sua mãe, uma mulher ambiciosa e pouco protetora. Tinha uma relação afetiva e prazerosa com os irmãos: Luke e Savannah. Luke era o irmão mais velho, o herói que Tom idealizava ser, o amigo forte e corajoso que os protegia, mas que infelizmente morrera de forma trágica e Savannah, sua irmã gêmea, era uma criança doce e frágil.
Ainda em sua infância, Tom é vítima de estupro juntamente com sua mãe e sua irmã, cena que foi interrompida por seu irmão mais velho que acabou por matar os três agressores, que estavam foragidos do presídio. Os crimes foram ocultados por