Análise forense em redes
REDES DE COMPUTADORES
ANÁLISE FORENSE EM REDES
GERALDO MARTINS FORTUNATO
Trabalho de Conclusão de Curso
Tubarão – SC
2012
GERALDO MARTINS FORTUNATO
ANÁLISE FORENSE EM REDES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Redes de Computadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Tubarão – como requisito parcial para conclusão do curso.
Professor (a) Orientador (a) Guilherme Cataneo Minatto
Tubarão – SC
2012
Folha de Aprovação
Dedicatória
Epígrafe
RESUMO
Palavras-chave:
ABSTRACT
Keywords:
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
LISTA DE TABELAS
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Justificativa
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
CRIMES DIGITAIS
Crimes digitais, crime informático, e-crime, cybercrime são termos utilizados para se referir a todos os crimes onde computadores, redes de computadores e a internet são as ferramentas utilizadas.
Segundo (Lucena & Milani) O crime digital pode acarretar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo pejorativo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails, na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transações, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de causar danos morais. As empresas também sofrem com estas invasões nos seus dados e informações confidenciais. Os crimes digitais ocasionam não somente danos financeiros, mas também danos empresariais, visto que as organizações têm que fazer novamente a manutenção das máquinas danificadas.
CARACTERIZAÇÃO DOS CRIMES DIGITAIS
Apesar de a utilização de computadores não ser uma prática tão recente no mundo do crime, a legislação brasileira ainda não está preparada para tipificar todas as modalidades