Análise fonética de textos
O presente trabalho tem como objeto de estudo textos de alunos das escolas públicas de Vilhena. Esses alunos na data em que escreveram os textos estavam cursando o sexto ano do ensino fundamental. Neste trabalho serão descritos e analisados os tipos de erros ou variações referentes à notação ortográfica levando em consideração a relação existente entre a oralidade e a escrita.
2. Palavras Encontradas
Nos textos dos alunos da sexta série foram encontradas várias palavras grafadas de maneira não padrão. A seguir essas palavras serão reunidas em grupos de acordo com o processo de: acréscimo de segmento, apagamento de segmento, juntura, separação de palavras, troca de consoante, queda de consoante final,abaixamento da vogal, troca do sinal de nasalização e ausência da nasalização, troca da vogal [U] pela líquida [L] ou da líquida [L] pela vogal [U], hipértese e troca por uma semelhante.
2.1. Acréscimo de Segmento
O acréscimo de segmento ocorre quando é adicionada uma letra ou um fonema a palavra. Nos textos dos alunos foram descobertas três palavras com esse processo: cassa (casa) e professorres (professores), mais (mas).
2.2. Apagamento de Segmento
Esse processo acontece quando uma letra é suprimida. Nos seis textos foram encontradas cinco palavras que apresentaram essa característica: pasa (passa), niguém (ninguém), mofada (almofada), mas (mais) e pegunto (perguntou).
2.3. Juntura
A juntura é classificada como a união de palavras. Os alunos escreveram duas palavras com erros decorrentes desse processo: naporta (na porta), dasua (da sua).
2.4. Separação de Palavras
Palavras que deveriam ser escritas juntas e são escritas separadas. Nos textos dos alunos foi encontrada somente uma palavra pertencente a esse processo: sobre nome (sobrenome).
2.5. Troca de consoante
A troca de consoante geralmente ocorre com a substituição de uma