Análise financeira
As demonstrações financeiras fornecem um conjunto de dados organizados sobre a empresa, que com o emprego de técnicas de análise, transformam-se em informações que poderão orientar o processo decisório do empresário.
Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento.
O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.
Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais, conforme planilhas abaixo.
Estrutura Gerencial de Resultados
A Estrutura Gerencial de Resultados permite avaliar o resultado operacional, lucro ou prejuízo, num determinado período.
As receitas totais, os custos variáveis e os custos fixos foram retirados da coluna “Total do ano”, do Fluxo de Caixa exemplificativo, e variam de empresa para empresa. Neste exemplo, reduzimos as Despesas mensais para trabalharmos com números positivos e ficar mais fácil à compreensão das análises.
A margem de contribuição é a diferença entre as receitas e os custos variáveis totais. Apurada a margem de