Análise Financeira
No contexto atual, em que a concorrência é cada vez mais forte entre as sociedades e a busca pela competitividade é uma necessidade constante até mesmo para a continuidade do negócio, a análise das informações econômicas e financeiras torna-se fundamental para sobrevivência da sociedade. Em face desta gama de dados fornecidos pela contabilidade ao administrador financeiro, se torna fundamental interpretar a sua nomenclatura de maneira segura, a fim de que tais dados sejam entendidos por usuários internos e externos da sociedade.
Portanto, diante da complexidade e do volume dessas informações, se faz necessário à escolha de um sistema de controle que viabilize o acompanhamento da movimentação dos recursos financeiros, para proporcionar aos gestores, condições de avaliarem o desempenho da sociedade. As ferramentas de controle e análise da situação econômica e financeira em uma sociedade são imprescindíveis para acompanhar a sua evolução, mensurar seu desempenho e também alinhar estratégias adotadas à situação atual a fim de proporcionar dados concretos para auxiliar na tomada de decisão. Nesse sentido, a fim de favorecer a interpretação dos dados contábeis e gestão dos recursos será utilizado a análise dos aspectos financeiros da sociedade por meio de indicadores financeiros.
Os índices financeiros são elaborados com base nos dados extraídos das demonstrações contábeis divulgadas pelas sociedades em geral, como exemplo, os balanços patrimoniais e os demonstrativos de resultados do exercício. A análise de balanços, como instrumento de análise econômica e financeira da sociedade, possibilita através do estudo de suas demonstrações, obterem informações aprofundadas sobre os aspectos estruturais, econômicos e financeiros em determinados períodos, tendo como objetivo fornecer informações para agregar valores necessários ao processo de gestão. As informações contábeis possuem infinitas aplicações no âmbito da sociedade,