ANÁLISE FINANCEIRA E ECONÔMICA DA EMPRESA B2W – CIA DIGITAL
1) Introdução
1.1. Identificação da Empresa e seu Mercado de Atuação
A B2W Digital é líder em comércio eletrônico no Brasil. Resultado da fusão entre a Amercianas.com e Submarino em 2006, a Companhia opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios.
A B2W Digital possui um portfólio com as marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, B2W Viagens, Ingresso.com, Submarino Finance, BLOCKBUSTER® Online e SouBarato, que oferecem mais de 35 categorias de produtos e serviços, por meio dos canais de distribuição internet, televendas, catálogos, TV e quiosques.
A empresa possui uma visão de ser a maior Companhia Digital da América Latina, que possui o mercado de e-commerce de mais rápido crescimento no mundo.
A estratégia da Companhia é investir para estar mais próxima dos clientes e oferecer um melhor nível de serviço de modo a capturar todas as oportunidades do mercado de varejo digital do Brasil.
A empresa busca oferecer os melhores produtos, os melhores preços e a melhor navegação em seus sites, facilitando todo o processo de compra dos clientes.
De acordo com dados de outubro de 2008, as Lojas Americanas possuem o controle acionário do grupo, detendo 62,72% do capital social; do restante, 42,88% das ações estão livre circulação no mercado e os 2,56% restantes estão na Tesouraria da empresa. A nova empresa nasceu com cerca de 50% do setor de vendas on-line no país, com forte perspectiva de expansão em diversos canais de distribuição, com o objetivo de competir com as maiores empresas do varejo tradicional.
A B2W tem planos para expandir suas operações para outros países da America Latina, bem como a Índia. A nova empresa iniciou as operações em 2006 com o valor de mercado de cerca de R$6,5 bilhões, tornando-se a terceira