Análise financeira básica - resumido
2.7.9.1 Introdução
A análise financeira é o exame das informações obtidas por meio das demonstrações financeiras, no entanto ela não deve ser restrita a isto, devendo abranger todos os fatores que possam interferir na situação financeira de uma empresa, por isto o analista deve ter compreensão de outras disciplinas como economia, administração geral, marketing, algumas particularidades de direito, entre outros conhecimentos.
2.7.9.2 Análises vertical e horizontal
Essas análises contribuem valiosamente na interpretação da estrutura e das tendências dos números de uma empresa e, podem auxiliar também na análise dos índices financeiros e em outros métodos de análise.
1. Análise vertical
A análise vertical pode ser utilizada no balanço patrimonial e na demonstração de resultados, seu propósito e mostrar a participação relativa de cada item do demonstrativo financeiro onde esteja sendo utilizada. No balanço por exemplo determina-se através da analise vertical, quanto por cento cada conta represente em relação ao ativo total. Considera-se a utilização de um mínimo de três períodos (exercícios sociais), para que exista êxito desta técnica, desta forma os pareceres dela extraídos podem gerar informações confiáveis e valiosas.
A fórmula de cálculo para a identificação de tendências pela análise vertical é simples. Em cada ano os percentuais da coluna da análise vertical (AV), dividimos o valor da rubrica (valor atual) que queremos calcular pelo valor base (valor anterior) e multiplicamos por cem conforme a fórmula abaixo.
| |
|AV = Rubrica / Base . 100 |
Observar as tendências da representatividade de cada item ao longo de três ou mais exercícios é um processo que ajuda o analista a visualizar