Análise Financeira Arezzo 2012
O índice de liquidez confronta o ativo circulante com as dívidas medindo o quão sólida é a base financeira da empresa, isto é, se possui capacidade de pagar suas dívidas. O índice de liquidez geral foi de 3,55 em 2011 e 2,89 em 2012. Isso mostra que a empresa possui capacidade de sanar suas dívidas de curto e de longo prazo, porém vale ressaltar que houve uma queda no índice, devido ao aumento que houve no passivo em 2012.
Outro índice para análise do risco é o índice de liquidez corrente, que faz uma relação entre os ativos e passivos de curto prazo. No caso da Arezzo, esse índice foi de 4,03 em 2012 e 4,22 em 2011, mostrando a boa capacidade da empresa em saldar seus compromissos de curto prazo, com recursos também de curto prazo.
Na análise de capital de giro, que reflete o quanto a empresa tem de recursos disponíveis a curto prazo, observa-se que a Arezzo possui mais ativos de curto prazo do que dívidas de curto prazo. Em 2012, o capital de giro foi de 386 milhões, representando um aumento de 17% em relação ao ano de 2011. Logo o capital de giro parece ser suficiente para atender ao financiamento das atividades da empresa e cobrir necessidades de curto e médio prazos.
Quanto ao grau de endividamento, verifica-se que o capital de terceiros representa 40% do valor do patrimônio líquido da empresa, no entanto, conforme mencionado anteriormente, a Arezzo possui um elevado Patrimônio Liquido em comparação com capital de terceiros devido aos processos de emissões de ações no mercado. Além disso, a política de endividamento da empresa é conservadora, com custo médio ponderado bastante reduzido. O endividamento total foi de R$ 107,9 milhões no segundo trimestre de 2013, ante R$ 51,1 milhões no mesmo período no ano anterior. Segundo dados da companhia, 43,7% do total desse ano corresponde a endividamento