Análise- Filme sonhos tropicais
O Filme “Sonhos Tropicais” mostra a vida na cidade do Rio de Janeiro no inicio do século XX. Ele retrata a história de dois personagens, o médico Oswaldo Cruz e Esther, uma jovem vinda da Polônia com a promessa de se casar, mas quando chega ao Rio de Janeiro é obrigada a trabalhar como prostituta em um bordel. Naquela época era muito era comum esse tipo de situação, pois diversas jovens vinham com a esperança de se casar, e acabavam se tornando prostitutas, eram as chamadas “Polacas”.
A temática do filme destaca muito bem o cenário carioca dessa época, principalmente na questão da saúde pública, mostra as várias doenças que assombravam a população da cidade, tais como a peste bubônica, febre amarela e a varíola. O filme nos mostra o motivo pelos quais a saúde estava nesse nível de insuficiência, a falta de estrutura da cidade, tais como a falta de saneamento básico e a falta de hospitais públicos para o atendimento da população, a mensagem foi passada com muita clareza e didática, retratando a realidade daquela época, mostrando cenas com hospitais lotados, pessoas morrendo, ratos andando pela cidade e diálogos dos personagens demonstrando a insatisfação com aquela situação. O Brasil no início do século XX passava por uma grave crise no café, até então o nosso principal produto de exportação, além de ter uma grande divida externa. As doenças na cidade do Rio de Janeiro só pioravam esse quadro, porque a cidade ficou conhecida como a “cidade fedorenta”, e os navios evitavam ao máximo de atracar nos portos cariocas, pois alegavam que seus tripulantes que desciam até a cidade se contaminavam com doenças, isso só agravava mais as exportações e a economia brasileira.
O presidente Rodrigues Alves tomou uma atitude para mudar o quadro na cidade do Rio de Janeiro e nomeou o médico Oswaldo Cruz para assumir a diretoria da Saúde