Análise Filme ''Quando Nietzche chorou"
Em um dado momento do filme, Nietzsche ‘à beira da morte’ pede ajuda à Breuer. Podemos fazer uma analogia entre esse pedido de ajuda e o Campo comum. Num “pedido de ajuda”, Breuer entende a necessidade de Nietzsche em se expressar, em desabafar. Uma comunicação do inconsciente, trazendo à tona um desejo reprimido, um desejo de pedido de “socorro”.
A relação de Breuer e Nietzsche, quando há a troca de experiências (através da fala) de forma terapêutica, está bem ligada à noção de Campo. Em ambos os casos, sentimentos e experiências que antes estavam reprimidos, quando trazidos a tona, trazem inicialmente confronto e posteriormente alívio aos dois indivíduos.
2- A “cura pela fala” foi uma descoberta fundamental para o meio clínico. Breuer percebeu que com a fala, o paciente pode “libertar” os desejos reprimidos e assim poder pedir ajuda, ou, integrar o inconsciente com o consciente. O entender do alívio trazido pelo “desabafo”, e associação disso, no campo terapêutico, possibilitou que hoje tivéssemos essa estrutura terapêutica, onde os resultados são notáveis em certos casos, onde pacientes superam certas dores e traumas através da fala.
3 – Ao ser confrontado, de forma a perceber que muitos dos nossos pensamentos e lembranças não passam de “lixo da mente”, podemos entender que em muitas situações estamos tão apegados a certos sentimentos, por não parar de “revirar o lixo”. Talvez a dificuldade em aceitar um ponto final, deixar coisas passadas, nos colocam a “revirar lixo” e reviver