Análise filme Epidemia para Biossegurança
Aluna: Priscila Ramires da Silva
ANÁLISE DO FILME OUTBREAK (EPIDEMIA)
A película assistida traz de maneira “hollywoodana” os riscos de uma epidemia, alguns meios de contágio e a importância da biossegurança.
Primeiramente ao trabalhar com um risco biológico é necessário identificar os microorganismos que ao invadirem o organismo humano causam algum tipo de patologia e suas vias de contaminação.
O filme mostra que o Centro de Controle de Doenças (CDC) separa esses riscos bioloógicos em 4 classes e que conforme o número do risco aumenta, também há um aumento na necessidade de EPIs cada vez mais fortes. Todavia esse procedimento não é levado a sério por seus funcionários, uma vez que encontram um rasgo em um uniforme e no lugar de subistituir completamente o traje, tomam a decisão de somente tapar o buraco com uma fita adesiva. Infelizmente, ainda vivemos a cultura do “Fazer da forma mais fácil ao invés da correta”.
Mesmo sendo uma obra cinematográfica, há uma grande preocupação mundial sobre o possível uso de materiais biológicos como agentes para terrorrismo e certamente é possível que muitas doenças estejam sendo mantidas em segredo com esse proposito. Essa possível falta de divulgação de conhecimentos, podem acarretar em disseminações de vírus que já poderiam ter sido estudadas,e ter vacinas e soros produzidos.
Profissionais da área da saúde estão bob constante risco de acidentes e adquirir doenças, por isso é necessário ter muita prudência no local de trabalho e nunca de modo algum brincar com amostras de sangue ou qualquer outro material biológico. Cenas como as que ocorreram na qual um funcionário joga um tubo de ensaio para o outro ou a falta de atenção ao efetuar a analíse do sangue contaminado causando um acidente, são absurdas e ainda assim podem ocorrer se não houver instrução aos colaboradores.
Sempre que um paciente apresentar uma possível doença contagiosa ou qualquer patologia desconhecida, servidores da área