ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO ATPS ETAPA 2
1169 palavras
5 páginas
ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTOATPS ETAPA 2
Faculdade Anhanguera de Campinas
Unidade III
Cristiene Gomes Alves Porto, RA : 441.875.4855
Layla Cristina Coelho de Paula, RA: 444.287.2960
Rafael Luciano Camargo Lorençon, RA: 420.005.8883
Profª Ana Paula Basqueira
31/03/2014
Campinas
Introdução
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação. Acomete cerca de 20 entre 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino.
As características do autismo são: Comprometimento qualitativo nas interações sociais e na comunicação, padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesse ou atividades e atrasos ou funcionamento anormal em jogos imaginativos ou simbólicos.
Pesquisas mostram sérios comprometimentos no brincar funcional da criança diagnosticada com autismo, apresentando dificuldades em usar apropriadamente um objeto, realizar associações entre dois ou mais objetos.
Ao comparar o brincar funcional da criança autista com o de crianças que apresentavam Síndrome de Down e crianças típicas, nota-se que o grupo de crianças autistas foi menos elaborado, variado e menos integrado, o que possibilitou discussões sobre possíveis intervenções e sobre o papel de pessoas ensinando o uso adequado dos objetos.
Objetivo do trabalho e a metodologia empregada
(Layla Cristina C. de Paula, RA: 4442872960)
O objetivo do estudo foi modificar o comportamento indevido da criança diagnosticada com autismo, em um comportamento adequado, através do método ABA (Applied Behavior Analysis), sendo possível melhorar a interação social com outras crianças.
Metodologia
Trata-se de uma criança (M) de 8 anos, do sexo feminino, diagnosticada com autismo. O comportamento escolhido foi o brincar funcional, uma maneira de manipular brinquedos corretamente, como seguir as