Análise exegética em Filipenses 2:13
FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – FACETE
BACHARELADO EM TEOLOGIA
HERMENÊUTICA
ANÁLISE EXEGÉTICA EM FP 2:7
Ivaldo Pinheiro de Almeida
BELÉM
Out/2008
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA – FACETE
BACHARELADO EM TEOLOGIA
Ivaldo Pinheiro de Almeida
HERMENÊUTICA
ANÁLISE EXEGÉTICA EM FP 2:7
Exegese apresentada ao curso de Bacharel em Teologia, como requisito parcial de avaliação para obtenção de nota à disciplina Hermenêutica.
Professora: Carmem Lúcia Santos.
BELÉM
Out/2008
TEXTO BÍBLICO.
“Antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,” (Fp 2:7).
ANÁLISE LITERÁRIA.
gr. ; aor. Pass.
Tornar vazio; privar-se
Forma
Similar ao hb. Ebed
Escravo
Ter a essência da natureza humana
gr. pres. aor. pass.
Tornar-se; vir s ser
TRADUÇÃO LITERAL.
“mas a si mesmo se esvaziou forma de escravo tomando, em semelhança de seres humanos tornando-se e em forma achado como ser humano” (Fp 2:7)
ANÁLISE GRAMATICAL.
.
No v. 7 do cap. 2 de Filipenses, temos a tradução literal do verbo grego , dizendo que Cristo se esvaziou. Aqui Paulo, segundo os estudiosos, não pretendia fixar alguma doutrina teológica, porém, posteriormente o termo gerou controvérsias e mereceu assim a devida refutação. O termo é usado para mostrar a humildade de Cristo, que não preferiu seus altos direitos divinos, antes, esvaziou-se. Pode-se dizer que se esvaziou das glórias das regiões celestes. Fica evidente que preferiu isso a fim de redimir os eleitos. Pode-se ainda dizer que o de Cristo é oposto e exemplo para alguns filipenses que se gloriavam de já terem alcançado a perfeição, estavam exaltados em si