Análise estrutural e geometria dos vetores
Influência da Técnica na Expressão Arquitetônica
A Engenharia e a Arquitetura não devem ser vistas como duas profissões distintas, separadas, independentes uma da outra. Na verdade elas devem trabalhar em uma relação interdisciplinar.
Vejamos alguns depoimentos:
Oscar Niemeyer
"A Arquitetura e a Engenharia são duas coisas inseparáveis. A estrutura é a própria
Arquitetura, não existe Arquitetura sem estrutura. Quando o tema permite, é preciso invadir o campo fecundo da imaginação e fantasia e procurar a forma diferente, a surpresa arquitetural.
E aí surgem as conquistas estruturais inovadoras; os grandes vãos livres, os balanços enormes, as cascas finíssimas, enfim, tudo que pode demonstrar o progresso da técnica em toda sua plenitude".
Lúcio Costa
"Enquanto satisfaz apenas as exigências técnicas e funcionais - não é ainda Arquitetura; quando se perdem intenções meramente decorativas - tudo não passa de cenografia; mas quando popular ou erudita - aquele que a ideou, pára e hesita, ante a simples escolha de um espaçamento de pilar ou da relação entre a altura e a largura de um vão, e se detém na procura obstinada da justa medida entre cheios e vazios, na fixação dos volumes e subordinação deles a uma lei, e se demora atento ao jogo dos materiais e seu valor expressivo - quando tudo isto se vai pouco a pouco somando, obedecendo aos mais severos preceitos técnicos e funcionais, mas, também, àquela intenção superior que seleciona, coordena e orienta em determinado sentido toda essa massa confusa e contraditória de detalhes, transmitindo assim ao conjunto, ritmo, expressão, unidade e clareza - o que se confere à obra o seu caráter de permanência: isto sim é Arquitetura".
Leonardo Tossiaki Oba
"Os elementos técnicos mais expressivos na Arquitetura são, em geral, as suas estruturas. A estrutura define e estabelece o espaço arquitetônico. Cada arquiteto acaba por desenvolver um