Análise estruturada
Lista de eventos
Consiste na lista narrativa dos estímulos que ocorrem no exterior, aos quais o sistema tem de responder. Esta lista determina o propósito para o comportamento do sistema e dá uma perspectiva do sistema diferente da do diagrama de contexto. Os eventos devem ser descritos sob o ponto de vista do ambiente,ou seja, por exemplo, é preferível usar “Cliente envia pedido” em vez de “Chegada de pedido do cliente”.
Os eventos podem ser classificados da seguinte forma:
Eventos temporais – Ocorrem em determinado período do dia. Por exemplo, às 6 horas será gerado um relatório.
Eventos condicionais – Acontecem quando uma condição do sistema é satisfeita. Por exemplo, gerar nota fiscal quando o cliente concluir o pedido.
Eventos de controle – Utilizado em sistemas de tempo real para tratamento de erros que podem ocorrer durante uma falha. Por exemplo, devolver o dinheiro na conta do cliente caso ele não consiga completar a transação de saque.
Os eventos servem para detalhar quais serão as responsabilidades de cada função do sistema. E também serve no auxílio da criação dos pontos de função que determinarão o tempo de construção e o valor do sistema.
Diagrama de contexto
O diagrama de contexto exibe o processo do sistema de uma forma geral. É semelhante ao diagrama de fluxo de dados, porém abrange toda a área do sistema, removendo os detalhes. No diagrama de contexto encontramos os atores principais do sistema, bem como o suas relações com o núcleo do sistema e participações de cada um.
O objetivo do diagrama é descrever o que acontece no sistema, sem se preocupar com o tempo e de qual maneira vai acontecer. As entradas de dados no sistema serão feitas pelas entidades externas e as saídas serão feitas pelo sistema.
Basicamente é o desenho do funcionamento do sistema para observação das pessoas que irão utilizá-lo. Os principais componentes do diagrama de contexto estão descritos na lista a seguir.