Análise estratégica
Planejamento Estratégico « CHIAVENATO & SAPiRG
O planejamento estratégico é um processo de formulação e execução de estratégias organizacionais para buscar a inserção da organização e de sua missão no ambiente onde ela atua. Para Drucker,1 "planejamento estratégico é o processo contínuo de, com o maior conhecimento possível do futuro considerado, tomar decisões atuais que envolvem riscos futuros aos resultados esperados; organizar as atividades necessárias à execução das decisões e, através de uma reavaliação sistemática, medir os resultados em face às expectativas alimentadas". Para ser eficaz, o processo de planejamento estratégico não deve ser um processo simplesmente formal e burocratizado. Ele deve começar com algumas questões simples, como:2 1. Como está a organização hoje? Como ela está se desempenhando em relação aos clientes e à concorrência? 2. Se nenhuma mudança for feita, como será a organização dentro de um ano? Ou dois? Cinco? Dez? 3. Se as respostas acima não forem aceitáveis, quais as decisões que os gestores deverão tomar? Quais são os riscos envolvidos?
JANELA CONCEITUAL EFICIÊNCIA x EFICÁCIA x EFETIVIDADE O planejamento deve procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências, respeitando os princípios da maior eficiência, eficácia e efetividade (Quadro 2.1).
dições do ambiente externo e a sua estratégia. Por sua vez, a estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional.5
CLIPPING COMPETITIVO BENEFÍCIOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Uma pesquisa sobre 50 organizações em vários países e setores mostra que os principais benefícios do processo de planejamento estratégico são:6 1. Um claro sentido de visão estratégica para a organização. 2. Compreensão aprimorada de um ambiente altamente mutável e competitivo. 3. Foco sobre aquilo que é estrategicamente importante para a organização no futuro, com objetivos de longo prazo. 4.