análise estratégica natura estácio de sá
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico
COTIA
2013
Viviane de Medeiros Guimarães
ANÁLISE ESTRATÉGICA DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
Cotia
13 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
"Sem estratégia, a organização é semelhante a um navio sem leme, navegando em círculos." (ROSS;KAMI, 1998)
1 Análise estratégica da Natura Cosméticos S.A.
1.1
Descrição, missão e visão
A Natura Cosméticos S.A., hoje uma das maiores fabricantes de cosméticos e produtos de higiene pessoal do Brasil, foi criada no ano de 1969 por Antonio Luiz Seabra, contando apenas no início, com uma pequena loja e um laboratório em São Paulo.
Após quatro décadas, a Natura é hoje uma das marcas mais valiosas e contempladas do país, tendo um quadro estimado de 7 mil funcionários que se dividem entre, seu complexo industrial, de produção e logística em Cajamar (grande São Paulo), e os 5 centros de distribuição espalhados pelo Brasil. A empresa conta também com seus consultores, que somam hoje 1.5 milhões de pessoas que representam e revendem a marca tanto dentro como fora do país.
A missão da Natura é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Sendo o bem-estar, de acordo com a empresa, a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo; e o estar bem: a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo. Já visão, emprega um olhar no futuro, projetando uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a