Análise Esportiva
O ténis como desporto teve origem na Inglaterra e é disputado em quadras com vários tipos de superfície (grama, saibro, sintéticas ou cimento) e poderá ser praticado Indoor ou Outdoor.
É um jogo praticado nas vertentes de singulares (1x1) ou em duplas (2x2), podendo ser masculinas, femininas ou mistas.
O objectivo do jogo é bater uma bola por cima da rede e colocá-la dentro dos limites do campo com o auxílio de um instrumento, raquete.
O ténis é um desporto de grande complexidade, obrigando os atletas a consolidar a defesa e o ataque da melhor maneira de forma a poder ganhar o jogo.
O sistema de pontuação é dividido em games e sets. Em que um Game é um conjunto de pontos (15-30-40-Game) e um Set é um conjunto de Games (1-2-3-4-5-Set), sendo que os jogadores sacam alternadamente ao longo dos Games.
O jogo é finalizado quando um dos atletas consegue finalizar à melhor de 3 ou 5 Sets, consoante o torneio em que estejam a jogar.
O ténis como esporte, é acessível para todos os escalões etários assim como para pessoas com necessidades especiais, podendo ser praticado em vários locais próprios para a sua prática.
Apesar da sua acessibilidade como esporte, o ténis é considerado um desporto de elite, em que só as pessoas com um estatuto socioeconómico médio-alto conseguem alcançar, na medida em que todos o instrumentos relacionado com o ténis, desde raquetes, bolas, vestuário, calçado e acessórios são extremamente dispendiosos. Associado ao alto custo de material está também o alto custo das aulas necessárias para se praticar ténis de boa qualidade e o custo de associação a um clube que é geralmente necessário.
De acordo com o atleta presente no momento, o método de ensino será diferente bem como as preocupações na técnica, táctica e preparação.