Análise ergonômica
ANNYELLY VIRGINIA BRITO annyellybrito15@hotmail.com LAURA FREIRE GADELHA laurafgadelha@hotmail.com OSLANNY DE LIMA RODRIGUES oslanny_nany@hotmail.com 1 INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais uma das principais preocupações observadas no que diz respeito as relações trabalhistas é a busca de métodos e equipamentos que proporcionem qualidade de vida à classe operária.
Segundo Carmello (2013), ações que não estão adequadas no ambiente laboral trazem efeitos negativos para a saúde emocional e física dos empregados e também para as questões financeiras das empresas.
A Associação Brasileira de Ergonomia- ABERGO (2003) cita que a Ergonomia é o estudo das relações das pessoas com o ambiente, a organização e a tecnologia, com o objetivo de ser feitas intervenções e projetos que tenham visão de melhorias, de forma incorporada e integrada com a satisfação, segurança, conforto e eficácia das execuções de ações dos seres humanos.
Diante dessa necessidade, os estudos da Ergonomia vêm sendo amplamente aplicados, viabilizando melhorias físicas (adequação de layout, iluminação, temperatura efetiva, etc.) e ações psicológicas relativas a vida dos trabalhadores (adequação de jornadas de trabalho, descrição de tarefas e atividades).
Dessa forma, através do Método OWAS (Ovako Working Posture Analysis System) e da Avaliação ergonômica, o presente trabalho propõe estudar os principais problemas na atividade de operação de caixas de supermercado, afim de propor melhorias no trabalho e na qualidade de vida.
1.1 Objetivos gerais
Avaliação Ergonômica e aplicação do Método OWAS no posto de trabalho do setor de operadores de caixa de supermercado e propor correções, com intuito de melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores.
1.2 Objetivos específicos
Aplicação de Questionário, com intuito de saber sobre tudo do seu ambiente laboral, colhendo assim, dados