Análise ergonômica de riscos
Laura Caroline de Arruda Lima
RELATÓRIO DE ANÁLISE ERGONÔMICA DO POSTO DE TRABALHO
Funcionária: Manoela Soleto. Idade: 18 anos Cargo: Atendente e Caixa.
Tempo de Trabalho: 1 mês. Carga Horária Semanal: 44 horas.
Após observações são constatados os seguintes: * A funcionária trabalha sentada em cadeira não ergonômica(não possui regulagem para ajuste vertical do pescoço no encosto, evitando assim a fadiga na região lombar da coluna, o assento é muito alto, e não possui regulagem para altura, não possui apoio para os braços. (vide anexo) * Efetua com a cabeça vários movimentos de rotação, flexão. Efetua com as mãos, movimentos de supinação e pronação ao pegar a mercadoria. * Flexiona o tronco ao abaixar para o lado esquerdo para pegar as sacolas plásticas em nível inferior ao plano de trabalho. * Ao trabalhar em pé, utiliza o ombro e a coluna cervical em todo o trabalho. (vide anexo) * Não possui apoio para os pés. * A bancada não tem regulagem, ficando abaixo, assim a funcionária tem que se apoiar para enxergar no mesmo nível. (vide anexo) * Não possui mecanismo de fácil regulagem de altura para o monitor de vídeo. * Há interferências que prejudicam o posicionamento do corpo, caixa com sacolas, máquina de cartão, lixeira, telefone, cadeiras. * Não existem pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. * Há movimentos repetitivos.
RECOMENDAÇÕES: * Treinar a atendente sobre trabalho alternado entre estar sentada e em pé, com intervalos de 10 minutos a cada 3 horas de trabalho efetivas. * Informar sobre ajustes que existem nas cadeiras evitando as más posturas, e oferecer cadeiras ergonomicamente corretas. * Proporcionar apoio para os pés.
Apesar da existência de pontos negativos, há também os pontos positivos, a iluminação do ambiente apresentou boa condição ergonômica, possui temperatura moderada e confortável, e nível de ruído é