Análise econômico financeira Natura
A Natura orgulha-se de ter alcançado, em pouco menos de quatro décadas de existência, posição de destaque no ambiente empresarial brasileiro.
Não só pela evolução positiva de seus resultados econômicos e financeiros, mas também pela aplicação e difusão de uma prática empresarial socialmente responsável e ambientalmente sustentável, de acordo com nosso sonho de contribuir para a construção de um mundo melhor, expresso em nossas crenças. Somos uma empresa movida por paixão pela cosmética como veículo de autoconhecimento e pelas relações humanas.
Com sede em Cajamar, no estado de São Paulo, que abriga um moderno centro integrado de pesquisa, produção e logística, operamos também com unidades administrativas, industriais e comerciais em outras localidades, em Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. Considerando a presença em todos os mercados em que atuamos, somos mais de 5 mil colaboradores. Além do Brasil, estamos presentes na Argentina, no Chile, no México, no Peru, na Venezuela e na França. A distribuição de nossos produtos é realizada por meio da venda direta, com o envolvimento de mais de 617 mil Consultoras e Consultores.
Somos uma companhia de capital aberto desde 2004, com ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Em 2006, nossa receita bruta consolidada foi de R$ 3,9 bilhões, 19,9% superior à registrada em 2005. No Brasil, somos líderes no setor de cosméticos, e nossa marca está entre as mais admiradas do mercado. Nos últimos quatro anos, nossa participação no mercado brasileiro saltou de 12% para 22,8%.
2. ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA
A empresa apresenta um aumento em sua liquidez, como demonstra os índices de liquidez imediata (curtíssimo prazo), de 0,48 para 0,68, e liquidez seca (dependência na realização dos estoques para liquidar suas dívidas), de 1,02 para 1,05. O que demonstra uma melhoria na capacidade de