ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL DO HAITI E PORTO RICO, A AMÉRICA LATINA NO ALVO PARA PARCERIAS BRASILEIRAS

1291 palavras 6 páginas
Relato de pesquisa
Autor: Mílvia Kelly de Albuquerque Sampaio 1
Orientadora: Ana Luisa Demoraes Campos2

Data: maio/ 2013
ANÁLISE ECONÔMICA E SOCIAL DO HAITI E PORTO RICO, A AMÉRICA LATINA NO ALVO PARA PARCERIAS BRASILEIRAS
Introdução
O presente relatório expõe resultados dos estudos sobre o Haiti e Porto Rico, analisando como funcionam as missões humanitárias e como esses países tem se aproximado do Brasil.
Os resultados deste estudo permitem ampliar o conhecimento sobre a abertura do nosso país, tendo em vista a ajuda voltada ao desenvolvimento social e econômico desses países.
Referencial Teórico
Este ensaio visa analisar a política econômica, social de dois países da América Central, são eles: Haiti e Porto Rico. Estando localizados na mesma região, apresentam profundas desigualdades. Os dois países recebem auxílios dos países vizinhos, porém a falta de transparência interfere na qualidade desses projetos, uma vez que até pouco tempo eram controlados por regime ditatoriais, o medo de desvio dos recursos financeiros era aparente. A América Central possui 742.267 km²3, liga a América do Norte a América do Sul. É banhado pelos Oceanos Pacífico e Atlântico, possui um clima tropical4 e sua flora e fauna bem diversificada. A economia da América Central é desenvolvida em algumas regiões pouco explorada em outras.
Proposta de desdobramento de pesquisa
1.Haiti
O território onde hoje fica situado o Haiti foi cedido á França pela Espanha em 1697, a região era farta em café, açúcar e cacau. Foi um dos primeiros países do mundo a abolir a escravidão e o segundo a se tornar independente das Américas. Atualmente é uma República Presidencialista, sua Constituição foi outorgada em 1987, baseada em princípios Norte-americano e francês, foi suspensa por um período sendo revigorada em 1994. Sua população gira em torno de 7.101.006 habitantes, maior parte de raça negra. A máquina estatal haitiana sofreu vários golpes ditatoriais, e alguns movimentos

Relacionados

  • Os impactos do agronegocio dos agrocombustíveis sobre o campesinato em Goiás
    80048 palavras | 321 páginas
  • AZEVEDO Celia Maria Marinho De
    84191 palavras | 337 páginas