ANÁLISE DOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS E SUAS SÉRIES TEMPORAIS NA BACIA DO RIO MACAÉ (RJ).
635 palavras
3 páginas
ANÁLISE DOS ÍNDICES PLUVIOMÉTRICOS E SUAS SÉRIES TEMPORAIS NA BACIA DO RIO MACAÉ (RJ).Aluno: Bruno Cordeiro
Orientadora: Mônica Marçal
Resumo
Esse trabalho visa analisar a variabilidade do regime de chuva e vazões ocorridas na bacia do rio Macaé, objetivando identificar padrões e fatores de influência do regime hidrológico, delimitando suas respostas aos tempos de recorrência de cada evento pluviométrico. Tais estudos têm como objeto os índices de outubro de 2008. Destaca-se que através da análise da variabilidade do regime de chuva da bacia do Rio Macaé é possível destacar, através de gráficos, suas séries temporais e o tempo de recorrência das chuvas e as probabilidades de recorrência desses eventos.
Serão analisados os dados das duas estações pluviométricas localizadas na bacia do rio Macaé, referentes à pluviosidade diária, mensal e anual. Os dados correspondem à série histórica de 41 anos, compreendida entre o período de 1968 a 2008, obtidos através do acervo digital do Sistema de Informações Hidrológicas (HIDROWEB), disponíveis no site da Agência Nacional de Águas (ANA). Com os dados de pluviosidade torna-se possível a análise da frequência dos eventos que proporcionaram enchentes na região, apontando também a escassez e limitações dos recursos hídricos. Dessa forma, as séries temporais trarão resultados para análise e o tempo de recorrência de cada evento pluviométrico,possibilitando a análise de um modelo antes de apontar qualquer resultado ou conclusão.
Introdução A intensidade a variabilidade e a recorrência das atividades hidrológicas são atividades características que respondem a resultados no baixo curso de uma bacia hidrográfica. Os índices pluviométricos observados ao longo das séries históricas nos permite observar a dinâmica do sistema fluvial e a compreender o comportamento do canal ao longo do tempo.
Os dados da estações que medem os índices hidrológicos ao ser analisados através de séries históricas,