Análise dos tipos de solo do município do tio de janeiro
Análise dos tipos de solo do município do Rio de Janeiro O sistema Brasileiro de Classificação dos solos consiste em uma evolução do antigo sistema americano, formulado por Baldwin, Kellogg e Thorp (1938), modificada por Thorp e Smith (1949). Esta classificação, que veio a ser nacionalizada, tem sua base fundada, em essência, nos conceitos centrais daquele sistema americano, contando, porém, com o amparo complementar de exposições elucidativas de conceitos e critérios. A partir dessa classificação podemos analisar o mapa pedológico do município do Rio de Janeiro de acordo com oito grandes e distintos solos. Abaixo farei uma análise sobre esses tipos de solos encontrados no município.
* Argissolos
Solos constituídos por material mineral com argila de atividade baixa ou alta conjugada com saturação por bases baixa ou caráter alítico e horizonte B textural imediatamente abaixo de horizonte A ou E.
* Chernossolos
São solos constituídos por material mineral que têm como características diferenciais: alta saturação por bases e horizonte A chernozêmico sobrejacente a horizonte