ANÁLISE DOS RISCOS NA PRÁTICA DE ESPORTES DE AVENTURA
BACHAREL EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
BARBARA BRANDÃO PINHATTI
ANÁLISE DOS RISCOS NA PRÁTICA DE ESPORTES DE AVENTURA
SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
2014
RESUMO
A prática de esportes de aventura vem se tornando cada vez mais frequente, ganhando grande espaço e adeptos. Os esportes de aventura englobam atividades que deixam o praticante em contato com a natureza, que quando praticadas de forma correta, acarretam na sensação de liberdade. Os principais esportes de aventura são o paraquedismo, montanhismo, escalada, rafting, parapente, asa delta, balonismo, dentre outros. Todas essas modalidades possuem riscos em suas praticas, que são minimizados caso haja orientação correta e os cuidados necessários, porém, não anulam a possibilidade de acontecer acidentes e desvios de programação. A análise dos riscos de algumas dessas modalidades serão apresentados no decorrer do trabalho, buscando informar o praticante, para sua ciência e cuidados. Serão apresentados também números de ocorrência e histórico de morte.
PALAVRAS CHAVE: Riscos, Turismo de Aventura, Paraquedismo, Rafting,
Esportes de Aventura.
INTRODUÇÃO
O turismo de aventura vem ganhando grande espaço na mídia, e com isso, vem se tornando uma das principais práticas adotada por aqueles que gostam da sensação de liberdade e do perigo. Dentre vários esportes de aventura, destacam-se o paraquedismo e o rafting, que mesmo sendo considerados seguros apresentam riscos, que serão apresentados e explicados no decorrer do trabalho, que tem por objetivo definir os esportes tratados, seus riscos e números de mortes, a fim de tornar o praticante ciente dos riscos que corre durante a prática dos mesmos.
Para elaboração do projeto, foram utilizadas pesquisas em diversos sites, documentos e dicionários para melhor contextualização. O mesmo apresenta as definições de turismo de aventura, paraquedismo e rafting, os riscos que podem ocorrer em cada esporte, taxas de