Análise dos livros Didático e Paradidático
Livro Didático
Aqui, a obra escolhida é o livro: Roda, Pião! Alfabetização. Autora, Branca Portes, da editora Formato.
Este trabalho consiste em analisar um livro didático do Ensino Fundamental, de Língua Portuguesa, sob aspectos que julgamos serem relevantes para despertar o interesse do aluno a respeito do conteúdo ali apresentado.
O livro analisado tem como proposta inserir a criança dentro de um novo contexto: a escola. Ricamente ilustrado, propõe atividades diversificadas para despertar o interesse pela leitura e pela escrita.
Desenvolvimento
Livro didático Roda, Pião! Alfabetização
No livro didático, Roda, Pião! Alfabetização, a capa desta obra traz a ilustração de crianças, uniformizadas, brincando em um parque, pulando amarelinha e jogando pião. Desta forma fica implícito o tema do livro, e dá alusão de que a escola é local também de diversão, pois as crianças da capa do livro estão na hora do intervalo ou recreio, que é como se costuma falar nas escolas.
No estudo do livro didático, percebe-se que os alunos trabalharam com textos e cantigas, que precisam ser completadas com letras, sílabas ou palavras.
Os desenhos se referem diretamente aos textos, fazendo uma formar, de relacionar, um com o outro, para as crianças. Em alguns textos, não tem desenhos, mas sim um espaço em branco, para a criança ler, com a ajuda da professora, e depois ele mesmo fazer o desenho do que entendeu do texto.
Há atividades condizentes com os capítulos e com os textos: desenhos de personagens com balões para diálogos para serem completadas, figuras para pintar e atividades que incluem recortes de jornais e revistas.
Algumas atividades do livro, não são autoexplicativas, apenas lendo os textos e lendo as atividades, o aluno não saberá resolve-las, algumas até com a explicação do educador são difíceis de assimilar. Cabe ao professor explicar e orientar de uma forma mais abrangente o assunto, ali discutido.