Análise dos Fluxos Turísticos no Estado do Tocantins
Ana Oliveira
RESUMO
O Tocantins é um dos estados mais jovens no Brasil. Apresenta diversos atrativos naturais, que atraem turistas de todo o país a fim de explorar o segmento de turismo de aventura e ecoturismo. Neste trabalho foi analisado como a administração pública do Estado vem agindo para desenvolver o turismo, bem como expor suas ações e projetos turísticos. Verificou-se que há ainda muitas falhas em relação ao planejamento, percebidas na falta de informações nos portais oficiais. A metodologia utilizada foi por meio de análise de sites e documentos oficiais publicados pelo órgão público de Turismo do Estado.
Palavras–chave: Tocantins, administração pública, planejamento.
1 INTRODUÇÃO
Criado em 1988 pela Assembleia Nacional Constituinte, o Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil. Possui uma população de aproximadamente 1,3 milhão de habitantes, e com 277 mil km² de extensão, é um dos cinco estados brasileiros mais ricos em água do país. Suas paisagens revelam a exuberância e a riqueza dos ecossistemas cerrado, amazônico e pantaneiro, que pode ser apreciado em poucos lugares do mundo.
O Estado se localiza no centro do país e tem mais da metade de seu território áreas preservadas e já é referência em agronegócio, pecuária e produção de energia para todo o Brasil. Seu acesso é facilitado por via terrestre e aérea. O Tocantins é consagrado como um dos mais belos destinos do Brasil, por abrigar regiões turísticas que encantam todos os visitantes.
2 DESENVOLVIMENTO
O Estado do Tocantins não possui uma Secretaria de Turismo, sendo as competências turísticas ficando por conta da Agência de Desenvolvimento Turístico – ADTUR. A ADTUR tem por finalidade promover e sustentar o turismo no Estado, observando suas potencialidades e singularidades, para a formatação e comercialização dos produtos e estruturação dos serviços turísticos em nível regional, nacional e internacional.