Análise dos filmes "A Primeira Vista" e "Do Luto à Luta"
Em relação a este filme apresente a temática central do documentário. Justifique a sua resposta com pelo menos duas passagens do documentário.
O documentário “Do Luto à Luta” conta a história dos portadores da Síndrome de Down. Ele busca exemplificar as dificuldades encontradas pelos pais e familiares em lidar com esta nova situação: ter um filho (ou familiar) com síndrome de down. Para os pais, muitas vezes, é um susto, é uma brusca mudança de sonhos, é um luto a ser vivenciado para que se possa viver o novo. Os pais a início sentem-se decepcionado pela perda do filho “normal”, sentem-se inseguros quanto a uma situação a qual não estão preparadas e preocupam-se com a forma que os outros verão este filho que foge ao tão esperado. Este fato pode ter como exemplo a fala de um pai entrevistado, onde ele diz que “Foi um susto”, não queria acreditar.
A aceitação surge a partir da elaboração que os pais conseguem fazer desta nova situação. A partir daí as dificuldades tendem a ser minimizadas, pois estes passam a familiarizarem mais com esta situação e podem assim sentirem-se livres para amarem integralmente este novo filho.
Há aceitação deste filho é de fundamental importância para desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, motoras, sociais. No documentário mostra que essa sintonia entre pais e filho gera ganhos mútuos, como explica um pai ao falar que ter uma criança com síndrome de down é muito especial, pois ensina e aprende todos os dias com ele, e ainda fala que não sabe como seria ter um filho “normal” sem síndrome.
Mesmo havendo uma boa aceitação familiar, muitos obstáculos precisam ainda ser superados, como por exemplo, a integração da criança na escola. Uma mãe conta que a professora a mandava chegar mais cedo e pegar a filha para que os pais das outras crianças não visse que ali estudava uma criança com síndrome de down.
O documentário mostra de forma bem simples que a pessoa com síndrome de down é capaz