Análise dos fatores que levam a falência de pequenas
A falência empresarial é um problema enfrentado mundialmente. Especialmente no Brasil, a falência de empresas com poucos anos de vida causa diversos danos aos seus stakeholders.
De acordo com Chiavenato (2007), o empreendedor deve ter um objetivo maior em mente, precisa trabalhar com uma visão de futuro, ou seja, com quadro mental daquilo que se pretende chegar a ser como referência.
Segundo Dornelas (2005), o plano de negócios é peça fundamental do processo empreendedor, os empreendedores precisam saber planejar suas ações e delinear as estratégias da empresa.
Cabido (2003) relata que aumentar a capacidade de sobrevivência das micro e pequenas empresas é de fundamental importância para minimizar os problemas causados pela modernidade como o desemprego e a desigualdade social.
Tendo em vista este parâmetros, este trabalho objetiva à exploração das origens, fundamentos e condições desfavoráveis ao sucesso das pequenas empresas no município de Mogi das Cruzes, assim como salientar a importância das atitudes empreendedoras para evitar a insolvência empresarial.
Pretende-se desenvolver uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos, livros e dados fornecidos pelo SEBRAE com a finalidade de adquirir conhecimento e aprofundar esses conceitos. Segundo pesquisas anteriores, os principais fatores relacionados à falência empresarial são a falta gestores auxiliando os empresários, a ausência de foco no mercado, pouca capacidade gerencial, mínimo estudo e planejamento prévio à abertura, falta de investimentos em marketing e baixa capacidade de ousar, criar e inovar pelo empreendedor. Visa-se, portanto, verificar se estes fatores são, também viáveis em pequenas empresas de Mogi das Cruzes.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Administração e Falência
Introdução
A importância da abordagem do tema é clara quando se observa o elevado percentual de falência empresarial nos 2 primeiros anos e a ausência de estudos profundos sobre as causas das