Análise dos fatores de risco - cervejaria devassa
DEVASSA
São Paulo
2011
Análise dos fatores de risco Para definir o beta de uma marca, ou seja, a força dessa em relação ao mercado e seus concorrentes, é necessário fazer a análise dos dez fatores de risco abaixo que possibilitam definir o seu posicionamento e situação atual no mercado.
Tempo de Mercado A marca Devassa foi criada em 2002, o que nos leva a crer que não é uma marca muito antiga nem mesmo com muita tradição. Além disso, ao comparar o tempo que essa encontra-se no mercado em relação a alguns de seus concorrentes do novo posicionamento com a Skol, que começou a ser comercializada no Brasil em 1967 e a Brahma que foi fundada em 1888, é claro que o score da Devassa bem como o conhecimento dos seus consumidores dessas, é muito inferior. No entanto, em relação as marcas do antigo posicionamento como a Cervejaria Baden Baden, criada em 1999, a sua situação é mais similar. Mas considerando que a Devassa é uma marca recentemente criada e com menos de 10 anos no mercado iremos classifica-la como um score 5.
Distribuição Antigamente, a Devassa possuía uma distribuição seletiva, era encontrada apenas em alguns bares e em suas lojas próprias. O que nos da a entender que tem uma distribuição fraca em relação aos seus concorrentes, que possuem mais canais de distribuição, como rede supermercadistas e quase todos os bares que publico alvo freqüenta. Hoje, por mais que a distribuição tenha sido expandida, ainda possui participação em bares e restaurante muito inferior a seus concorrentes. Portando atribuiremos o score 5.
Participação de Mercado Atualmente, segue o blog “O Guia da Cerveja”, a participação de mercado da cerveja Devassa é de 0,2%, para o mercado total de cervejas. Essa participação é extremamente baixa, no entanto, já que o mercado total de cervejas possui muitos players, e se levar em conta o antigo posicionamento a participação dela é significativa, já que nesse mercado, grande parte dos