Análise dos cátions do grupo I
!
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL
QUÍMICA ANALÍTICA PRÁTICA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
Análise dos cátions do grupo I
145681 Hery Jônatas Rosa Ribeiro
146374 Marcelo Augusto Araujo Rabelo
145654 Pedro Marques Vaz
144894 Thiago Cabral Canut
Prof. Rodrigo
Goiânia, GO
Outubro, 2014
INTRODUÇÃO
‘‘A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions) são melhor quando realizado
em via úmida. Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução permitem a identificação dos mesmos.
O grupo I (grupo da prata) constituído pelos cátions: Ag+, Hg22+ e Pb2+, é conhecido como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído. A separação destes cátions é de grande importância para a indústria, pois a prata é utilizada para fabricação de jóias, aparelhos elétricos e moedas; o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos.
Os cátions do grupo I (Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração.
A prata (Ag) é um metal nobre de cor brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor de calor e eletricidade, é pouco reativa, pertence ao Grupo 1b da tabela periódica, e pode atuar em seus compostos com estados de oxidação (I), (II), e (III), embora em meio aquoso, praticamente só encontra-se como monovalente.
O Chumbo (Pb) É um metal de cor branco-azulado e brilho metálico, muito denso e baixo ponto de