Análise do texto dos parametros curriculares nacionais
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fazer uma analise dos PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA FASE ll – PCNs. Sabe-se que este documento é norteador do trabalho docente e se faz necessário refletir no que concerne às orientações a respeito dos conteúdos, objetivos, metodologia, recursos e avaliação, contidos nos PCNs. De acordo com Brasil (1998, p.5), os PCNs, foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. Com isso, pretende-se criar condições, nas escolas, que permitam aos nossos jovens ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários ao exercício da cidadania.
Diante disso, cabe ao educador e a escola traçar um debate acerca de tais orientações que norteiam o trabalho docente, buscando compreensão e questionamento quanto a sua aplicabilidade dentro do espaço escolar e seus reflexos fora dele.
A analise que se segue visa perceber quais as contribuições desse documento para a disciplina de Geografia na fase ll do ensino fundamental.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OS PCNS DE GEOGRAFIA E OS CONTEÚDOS.
Os PCNs de Geografia destacam a importância dos conteúdos: Conceituais, Procedimentais e Atitudinais. Tais conteúdos possibilitam os alunos uma visualização da sociedade e sua organização espacial. De acordo com Brasil (1998, p.26),
A Geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a partir de sua paisagem. Na busca dessa abordagem relacional, trabalha com diferentes noções espaciais e temporais, bem como com os fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para