Análise do Sistema de Medição
Formação Avançada em Metrologia 3D www.forma3d.com.br Análise de Sistema de
Medição 3D segundo guia MSA
MSA na Medição 3D
www.forma3d.com.br
O MSA ou Análise de Sistemas de Medição tornou-se uma ferramenta muito utilizada para a garantia da qualidade dos dados produzidos por medições, em outras palavras, garantia da confiabilidade metrológica.
Surgida no ambiente da indústria automotiva americana em 1990, a diretriz da
AIAG (Automotive Industry Action Group) que regulamenta o MSA está em sua
4ª edição (2010), e hoje é largamente empregada para a análise dos mais variados processos de medição, dentre estes a Medição 3D, nos mais variados setores produtivos.
Este material informativo apresenta de modo resumido o MSA e sua importância, bem como particularidades de sua aplicação na Medição 3D.
Juntamente com o GD&T, o MSA é um requisito de competência cada vez mais exigido pelo mercado para profissionais envolvidos em atividades de medição por coordenadas.
Os temas aqui apresentados são objetos de estudo dos cursos do Programa
FORMA3D e foram deles extraídos.
Imperfeição
Metrológica
www.forma3d.com.br
Um sistema de medição perfeito produziria sempre resultados exatos todas as vezes que fosse usado. Sem erros, sem nenhuma variabilidade e sem nunca sair desta condição de perfeição ao longo do tempo.
Tempo
Infelizmente, não existe perfeição no nosso mundo real e material, aí incluso o mundo da metrologia.
Imperfeição
Metrológica
www.forma3d.com.br
Sistemas de medição reais operam sob a influência dos 5 M’s (imperfeitos) que participam do processo de medição, influenciando os resultados. Resultados com erros, resultados que não repetem, resultados que variam ao longo do tempo, com a troca de operadores ou de ambiente de medição, são alguns dos sintomas de que algo não vai bem em um processo de medição.
5 M’s: Máquina + Metrologista + Mensurando + Método + Meio Ambiente
Tempo