ANÁLISE DO SERMÃO PE. ANTONIO VIEIRA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ
DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINA DE PRÁTICA E ANAL. LING. TEXT. E LITE. DA LING. PORTUGUESA
PROFESSORA: JAQUELINE
ACADÊMICA: ALINY OLIVEIRA E RENATO
ANÁLISE LINGUÍSTICA DO SERMÃO “O AMOR E A RAZÃO” PE. ANTÔNIO VIEIRA
Imperatriz
MA
O AMOR E A RAZÃO
(Pe. Antônio Vieira) “Pinta-se o amor sempre menino, porque ainda que passe dos sete anos [...], nunca chega à idade de uso da razão. Usar de razão e amar são duas coisas que não se juntam. A alma de um menino, que vem a ser? Uma vontade com afetos, e um entendimento sem uso. Tal é o amor vulgar. Tudo conquista o amor, quando conquista uma alma; porém o primeiro rendido é o entendimento. Ninguém teve a vontade febricitante, que não tivesse o entendimento frenético. O amor deixará de variar, se for firme, mas não deixará de tresvariar, se é amor. Nunca o fogo abrasou a vontade, que o fumo não cegasse o entendimento. Nunca houve enfermidade no coração, que não houvesse fraqueza no juízo”. (Trecho do Sermão do Mandato, do Padre Antônio Vieira)
ATIVIDADE
PRÉ-TEXTO
1. ANÁLISE TEXTUAL: Padre Antônio Vieira usa vários recursos da linguagem oral, por exemplo, usa a mesma palavra para iniciar frases seguidas. O objetivo é facilitar o entendimento das frases. Que nome se dá a esse recurso?
a) alegoria
b) aliteração
c) anacoluto
d) anáfora.
e) antonomásia 2. ANÁLISE TEXTUAL: Aponte para o caráter textual do excerto.
a) argumentativo
b) descritivo
c) dramático
d) epistolar
e) narrativo
4. ANÁLISE TEXTUAL: O amor é representado por qual personagem romântica da mitologia grega?
R= Cupido
GRAMÁTICA DO TEXTO
5. ANÁLISE MORFOLÓGICA: “Tudo conquista o amor, quando conquista uma alma; porém o primeiro rendido é o entendimento”. Assinale a alternativa incorreta.
a) “porém” é conjunção coordenativa adversativa.