Análise Do Projeto Diretor de Turma no Estado do Ceará
Análise do Projeto Professor
Diretor de Turma
Ana Patrícia Bezerra
Karen Sue Hellen
Nayanda MelkyCarlos Alberto
Tarcísio
Elias Franca
Juazeiro do Norte
2014
O Programa Diretor de Turma surgiu da necessidade de resolução de vários problemas que há décadas acometem as escolas de educação básica do estado do Ceará e tendo como primeiro espaço de aplicação dessa política pública a rede estadual de ensino. Sendo assim, tal ação governamental veio dos seguintes questionamentos: Como fortalecer o processo educacional das escolas públicas de educação básica do estado do Ceará de forma que os índices de aprendizagem não estejam direcionados tão somente a uma educação conteudista, mas de fato, tais organizações possam desenvolver competência e habilidades que esteja interligada com a realidade do aluno? Que mecanismo a escola poderá se apropriar para minimizar a indisciplina, reduzir a evasão escolar e melhorar os indicadores de aprendizagem como um todo? Que potencialidade a escola possui e quais as estratégia que a mesma poderá desenvolver para fortalecer os vínculos cooperativos e efetivos entre os atores envolvidos?
Notou-se a falta de vínculo entre escola e família, o que gerou muitas dificuldades quando se tratava de fortalecer o desempenho dos alunos. Para contornar essa situação, o sistema de educação estadual viu que deveria implementar um projeto que pudesse integrar família e escola, criando assim o projeto Professor Diretor de Turma, com o objetivo de capacitar os educandos para enfrentarem as transformações decorrentes da sociedade atual, promovendo assim a melhoria da aprendizagem.
A partir do momento em que foi detectado o distanciamento entre a comunidade escolar e os gestores escolares, com isso resultando no distanciamento da família na escola, baixo rendimento de aprendizagem e alunos individualistas.
Podemos citar como possíveis causas da implantação de um projeto que conseguisse trazer ou fazer a ligação