: ANÁLISE DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Gestão da Qualidade
Cursos Superiores de Tecnologia
AGROARO: ANÁLISE DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Disciplina: Gestão de Processos
Semestre: Segundo
Limeira – SP
2014
AGROARO: ANÁLISE DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Pereira, Anne Stefany
Alves, Diuliane Cristina
Oliveira, Manuel Dantas
Leocadeo, Welington Luan
Orientador: Zorzo, Adalberto
RESUMO
Palavra Chave:
Introdução
Para fazer recrutamento e seleção, é preciso ter em mente o perfil e as descrições ideais para o cargo que se coloca à disposição, além de estabelecer que as empresas precisam ter suas características muito bem definidas, para que possam, assim, saber o que a pessoa que vai ocupar esta vaga na empresa necessita ter.
“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983)
Nesse momento usa-se técnicas de recrutamento e seleção, que são duas etapas diferentes, uma seguida da outra, é preciso recrutar pessoas e selecionar a melhor opção apresentada. Entende-se, então, que o indivíduo deva ter um comportamento esperado pelos avaliadores, conforme Robbins (2009, p. 125) propõe à seleção de pessoas: “o processo de seleção é essencialmente um exercício de previsão: ele busca prever quais candidatos terão um bom desempenho nos critérios que a organização usa para avaliar seus funcionários”..
Na organização estudada o processo de contratação de colaboradores e promoções de cargos existe os formulários de Descrição de Cargos e Currículo Individual, entre outros, que descrevem as atribuições de responsabilidades a serem ocupadas pelo colaborador e registra as informações gerais do mesmo e seus treinamentos obtidos internamente e externamente a empresa, simultaneamente. E todo processo de seleção deve