ANÁLISE DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DA EMPRESA CITY LAR EM BOA VISTA/RR
*O gráfico 1 – apresenta o índice de colaboradores que foram contratados na empresa por meio de processo de recrutamento e seleção. E de acordo com a amostra a maioria dos colaboradores, representados em 83% do universo, foram contratados mediante um processo de recrutamento e seleção de pessoal.
Isto significa que a empresa segue um padrão de processo de recrutamento para selecionar e preencher as vagas disponíveis.
E segundo Gil-2010, as pessoas constituem o mais importante ativo de que dispõem as organizações, devem ser selecionadas com maior competência possível, já que falhas nesse processo podem comprometer outras ações de gestão a serem desenvolvidas posteriormente.
*O gráfico 2 – apresenta os canais utilizados para recrutar candidatos. E diante da amostra o processo de recrutamento da CityLar apresenta falhas logo no início de seu processo seletivo, pois observa-se que a maioria dos pesquisados representados em 75% dos indivíduos obtiveram conhecimento da vaga em aberto através de amigos, os demais representados em 17% tiveram conhecimento por outras formas e 8% por jornais.
De acordo com a análise, onde a empresa concentra o recrutamento nas indicações feitas por amigos. Bueno afirma que os profissionais frutos dos chamados QI trazem para dentro da empresa reflexos fortes do envolvimento, podendo até mesmo surgir algum tipo de proteção e privilégio que jamais teriam caso não existisse o laço de amizade.
*O gráfico 3 – faz uma análise quanto as etapas utilizadas para avaliar melhor o perfil dos candidatos. A amostra informa que 75%, ou seja, a maioria dos pesquisados, são submetidos apenas a entrevista, 8% são submetidos a outros e 8% também são submetidos a teste psicológicos e nenhum são avaliados em dinâmica de grupo e prova de conhecimento.
Observa-se que o processo de seleção da empresa CityLar está sendo embasado em maior parte na entrevista como método avaliativo dos candidatos.
*O gráfico 4 – expõe o