Análise do livro o monge e o executivo
CAMPUS MARTE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ORIENTADORA: ANGELA RASCH
ANALISE:
O MONGE E O EXECUTIVO
NOME: ADRIANO RICARDO CAPOCCI FERREIRA
CURSO: MARKETING
RA: 6814006423
São Paulo
2013
O Monge e o Executivo
O livro conta a história de um executivo de sucesso chamado John Daily. Ele se torna o mais jovem gerente geral de uma grande empresa.
John se casa com uma linda mulher chamada Raquel, e após lutarem para ter o primeiro filho sem sucesso, decidem adotar um menino e o chamam de John Jr, e dois anos depois são surpreendidos com a gravidez de sua esposa, gerando uma menina chamada Sara. John durante sua vida tem sonhos em que lhe é dito “Ache Simeão, Ache Simeão e o ouça”.
Após alguns anos, ele começa a perceber que sua vida não está mais no seu controle como pensava: na vida pessoal sua esposa diz que está infeliz no casamento e seus filhos passam por momentos de rebeldia, e na profissional a empresa passava por um movimento sindical e seu chefe achava que o gerenciamento de John não havia sido bom o bastante para evitar os problemas. Raquel então resolve pedir a ele que se consulte com o Pastor da Igreja, John não gosta muito da idéia por não ser tão religioso, mas disposto a salvar seu casamento decide aceitar o conselho e o pastor lhe sugere que se afaste por uns dias da profissão para colocar uma ordem na vida e pede para participar de um retiro num desconhecido mosteiro chamado João da Cruz, próximo ao lago de Michigan. John ouve tudo sem grande interesse até que o pastor comenta que o lendário Leonard Hoffman é um dos frades. Decidido a salvar sua familia e a vida profissional ele parte para o Mosteiro.
Ao chegar ao mosteiro João da Cruz, John é recebido por um padre chamado Peter, que lhe explica a programação e descobre que Len Hoffman será o responsável pelo curso de liderança, e já indo para seu quarto é informado que Len tem outro nome no mosteiro, é chamado de Simeão.
John fica