Análise do livro "breve história do tempo"
* Stephen Hawking é um físico britânico. Nasceu no 300 aniversário da morte de Galileu Galilei, a 8 de Janeiro de 1942 (70 anos). Estudou na Universidade de Oxford e foi professor de Matemática na Universidade de Cambridge, posto que foi ocupado por Isaac Newton. Tem uma paralesia que o incapacita de mover parcialmente. Mesmo assim devido a uma operação conseguiram que ele move-se 3 dedos da mão esquerda que o permitem clicar numa tecla que emite sons (palavras ou expressões) que o permitem comunicar transmitindo as suas ideias ao Mundo. * O principal tema deste livro é a origem e expansão do Universo, o que torna esta obra fascinante. * Afirma que não há nenhuma lei universal que seja a chave para se saber tudo sobre o Universo. Mas através deste livro tenta conjugar duas teorias. Estas duas teorias são a teoria da relatividade geral, o autor deste teoria foi Albert Einstein e a 2ª teoria é a da mecânica quântica, teoria física que estuda os sistemas físicos, mais precisamente as escalas atómicas: moléculas, átomos, eletrões, neutrões, protões, …
* Slide Einstein – Ao longo deste livro Hawking diz que o Universo está em constante expansão e que outrora se encontrou contraído, big bang. * Ler parágrafo 1 pg.23. * Este assunto remete ao famoso físico, também muito referenciado no livro, Albert Einstein, pois foi ele que através da sua famosa expressão E=mc2 (E= energia; m= massa; c= velocidade da luz). O autor diz que o seu livro se pode resumir a essa simples expressão.
* Slide Galileu – Também fala bastantes vezes de Galileu Galilei que foi responsável pelo nascimento da ciência moderna, defendendo que os planetas giravam em torno do Sol, heliocentrismo, e que por causa desse seu pensamento foi condenado à morte.
* Slide Newton – Refere várias vezes na lei da gravitação universal, força gravitacional que atrai todos os corpos, através da sua massa, para o centro da Terra. Esta lei é traduzida nas leis de