Análise do livro 'Linguagem e Ideologia' com o programa governamental 'Mais Médicos'
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Taís de Oliveira
Thaís Alcará de Souza
RELAÇÃO ENTRE O LIVRO LINGUAGEM E IDEOLOGIA E O PROGRAMA MAIS
MÉDICOS EXECUTADO PELO GOVERNO FEDERAL
Poços de Caldas
2013
Taís de Oliveira
Thaís Alcará de Souza
RELAÇÃO ENTRE O LIVRO LINGUAGEM E IDEOLOGIA E O PROGRAMA MAIS
MÉDICOS EXECUTADO PELO GOVERNO FEDERAL
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina
Comunicação e Contemporaneidade, do curso de Comunicação
Social
-
Publicidade
e
Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professor: Conrado Mendes
Poços de Caldas
2013
1 INTRODUÇÃO
O livro Linguagem e Ideologia, de José Luiz Fiorin trata das formações discursivas em geral, de suas constituições e influências nas relações da sociedade.
No decorrer do livro, o autor caracteriza a linguagem com sendo demasiadamente complexa e contendo sentidos abstratos, com exposição de ideias que explicam um fato observável no mundo; e sentidos concretos, com exemplificações compostas de elementos do mundo natural. A ideologia, que dá título ao livro, é também muito trabalhada em toda a obra. Fiorin a caracteriza como sendo um conjunto de ideias e representações que justifiquem e expliquem a ordem social, as condições de vida humana e as relações que os homens mantêm entre si. Enfim, a ideologia é a maneira como uma determinada classe social vê uma devida realidade do mundo, ela constitui e é constituída pela realidade.
Junto ao tema do trabalho está o programa Mais Médicos, que é uma iniciativa do Governo Federal Brasileiro e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). O programa prevê levar médicos para atuarem na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e DSEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas) e qualquer outro lugar onde há escassez e ausência desses profissionais,