Análise do grupo III de cátions
PRÁTICA 6: Grupo III de cátions
Carolina Dittmann Gabriele Grigol Kerolaine Bertin
Professora: Lúcia Helena
Química – 3º período
Alfenas, 8 de janeiro de 2014
1. INTRODUÇÃO
Os métodos descritos para análise de cátions são sistemáticos e para facilitar a análise, estes foram divididos em cinco grupos, cuja separação foi feita a partir da reatividade de cada e precipitação em diferentes reagentes. A separação acontece devido a diferença de solubilidade dos sais formados em cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos (VOGEL, A. I., 1981). Os reagentes, geralmente usados para determinar os cátions, são o HCl, o ácido H2SO4, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A separação em grupos baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitado -se. Por isso, pode dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos (VOGEL, A. I., 1981). Os cinco grupos são:
Grupo I- Chumbo, mercúrio (I), e prata
Os cátions deste grupo formam precipitado com ácido clorídrico diluído.
Grupo II- Mercúrio (II), cobre, bismuto, cádmio, arsênio(III), arsênio(V), antimônio (III), antimônio (V), estanho (II), estanho (III), e estanho (IV)
Os cátions deste grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitado com ácido sulfúrico diluído.
Grupo III- Cobalto (II), níquel (II), ferro (II), ferro (III), cromo (III), alumínio, zinco e manganês(II)
Os cátions deste grupo não reagem nem com ácido clorídrico nem com ácido sulfúrico diluído. Porém formam precipitado com sulfeto de amônio amonical.
Grupo IV- Cálcio, estrôncio e bário
Os cátions deste grupo não reagem nem com reagente do grupo I, nem do II, nem do III. Eles formam precipitado com carbonato de amônio na presença de cloreto de amônio em meio neutro ou