Análise do Grotesco em Senhor dos Anéis
Este trabalho analisará características do “grotesco” de acordo com suas definições vistas em aula e com apoio do livro “O Império do Grotesco”, de Muniz Sodré. O objeto de estudo será o livro “Senhor dos Anéis”, de J.R.R Tolkien, comparando-o com sua adaptação cinematográfica feita pelo diretor Peter Jackson.
“Adj. Que suscita o riso por sua extravagância: personagem grotesca. / Ridículo, excêntrico, cômico: figura grotesca. // Gênero grotesco, oposto ao sublime. / S.m. Indivíduo ridículo, caricato.” (Aurélio).
Análise
A realidade alternativa criada por Tolkien por si só já é repleta de criaturas. Orcs, Trolls, Anões, Goblins, Hobbits, Magos, Bruxos, Gigantes, Ents, Wargs, Lobos gigantes, Águias gigantes e Elfos são apenas alguns dos elementos grotescos que recheiam esta que é uma das obras literárias mais famosas do século XX.
“É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar.” – Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, J.R.R Tolkien.
Imagem: Orc
Retratada num universo fantasioso chamado “Terra Média” (que deriva do termo Anglo-Saxão Midgard), a saga conta a trajetória de Frodo Bolseiro, um Hobbit (uma criatura similar a um humano, só que de estatura mais baixa e pés peludos) que recebe a corajosa missão de levar um anel herdado de seu tio, Bilbo Bolseiro, ao topo de uma montanha infestada de criaturas das trevas e arremessa-lo no lugar onde foi forjado – o centro de um vulcão.
“Eles começaram a sentir que toda aquela terra era irreal, e que estavam caminhando num sonho agourento, do qual nunca acordavam.” – Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, J.R.R Tolkien.
Imagem: Montanha Solitária
No decorrer dessa saga, Frodo recebe a ajuda de outras criaturas não-humanas, tais como Legolas, um Elfo; Gimli, um anão; Sam, Pippin e Merry, Hobbits e Gandalf, um