análise do filme
VALLENA MARIA MACÊDO REZENDE
ANÁLISE
“UM GOLPE DO DESTINO”
SÃO LUÍS-MA
05.03.2013
Ánálise do filme “Um Golpe do Destino”
A respeito deste, são levantadas as seguintes questões:
1. Quais os aspectos psicológicos visualizados no filme?
2. Quais os aspectos sociológicos que você identifica no filme?
3. Discutir a relação:
Médico-paciente
Médico-médico
Médico-instituição
Médico-pessoas que não são pacientes
Profissional-família
4. Ruptura: seu comportamento antes e depois
O filme conta a história de um renomado médico de certo hospital, mas com muitos “problemas” aparentemente inexistentes na sua vida pessoal e profissional.
Os aspectos psicológicos e sociológicos que mais chamam atenção no filme são a arrogância e a falta de compaixão com as quais os pacientes são tratados no início. Ele é um profissional direto no que faz, convicto de que doenças devem ser tratadas, e cirurgias devem ser realizadas, mas há uma ruptura dessa concepção quando ele é diagnosticado com um tumor nas cordas vocais, e a médica responsável por seu tratamento é adepta dessas mesmas idéias. Ele então passa a viver o lado oposto da situação: ser paciente. Convive com outros pacientes e só então consegue notar as falhas existentes no hospital e no próprio sistema de saúde.
Todos esses fatores o levam a repensar em sua vida, em como é sua relação com seus colegas, pacientes e, principalmente, sua esposa e seu filho, com quem quase não mais convive devido ao excesso de trabalho, que antes não o incomodava.
No decorrer de seu tratamento ocorrem grandes mudanças na maneira com que ele se relaciona:
Com seus pacientes – ele percebe que o paciente é um todo e que ele está La para cuidar de vidas, não apenas de doenças. Passa a tratá-los com mais respeito e compaixão.
Com outros profissionais – reconhece que um colega a quem costumava criticar muito é um excelente profissional e acaba pedindo que ele realize sua cirurgia.
Com o