Análise do filme “Simplesmente Complicado”
Filme: “Simplesmente Complicado”
Sob a perspectiva da Rede de Significações, realizamos a análise do filme “Simplesmente Complicado” - It’s Complicated – título em inglês - (MEYERS, 2009), direção de Nancy Meyers, com relação às diversas problemáticas que envolvem a vida adulta.
Consideramos, assim como Rossetti-Ferreira, Amorim & Silva (2004), a Rede de Significações como um conjunto de interações entre pessoas, concepções, aspectos sociais, culturais, históricos e econômicos da matriz sócio-histórica que circunscrevem o desenvolvimento a partir de significações (discursos semióticos) construídas por cada pessoa da rede, o que reafirma a concepção do desenvolvimento humano como algo que se dá “nas e por meio das múltiplas interações estabelecidas pelas pessoas em contextos social e culturalmente organizados” (ROSSETTI-FERREIRA, AMORIM & SILVA, 2004, p. 23). Rossetti-Ferreira, Amorim & Silva (2004, p. 24) afirmam ser “as relações sociais [...] fundantes [...] ao longo de toda a vida, mantendo-se como arena e motor do processo de desenvolvimento”, nas quais as ações dialógicas são continuamente interpretadas “pelo(s) outros(s) e por si próprio, através da coordenação de papéis ou posições, dentro de contextos específicos” (ROSSETTI-FERREIRA, AMORIM & SILVA, 2004, p. 25).
Para a análise dos personagens utilizaremos a denominação “pessoa” segundo a abordagem da Rede Significações de perspectiva interacional devido à concepção do ser humano que o considera em sua complexidade e em sua co-construção pessoa-meio. Por isso trazemos os aspectos sócio-históricos como parte constitutiva, mas não determinante, dos processos de significação dos personagens. “O ser humano é relação, constrói-se na relação com o outro e com o mundo e só se diferencia e se assemelha no espaço relacional” (SAMPSON, 1993 apud ROSSETTI-FERREIRA, AMORIM & SILVA, 2004, p. 25).
Abordamos a Rede de Significações abrangendo todo o contexto da personagem “Jane” do filme