Análise do filme “NELL: a selvagem e a linguagem” relacionando com as teorias Gerativista e Estruturalista

570 palavras 3 páginas
LICENCIATURA LETRAS PORT/ESP

“NELL, a selvagem e a linguagem”.

Aracaju- SE
2013.1

Identificação

Discentes: Ana Cristina Mendes Costa
Cácia Mayra Lima Sousa
Cássia Carolline Santos Martins
Danilo Goes Andrade

Análise do filme “NELL: a selvagem e a linguagem” relacionando com as teorias Gerativista e Estruturalista.

1. Discussão
O filme Nell aborda a linguagem, mostrando a vida de uma jovemque morou toda sua vida em uma cabana na floresta com a mãe vítima de estupro e temerosa por sua filha que a criou longe de tudo e toda a sociedade. Logo após sofreu um derrame que acarretou numa deficiência na linguagem, não conseguindo exprimiras regras fonéticas e fonêmicas do sistema ao seu redor, na qual elas estavam inseridas. Após a morte de sua mãe Nell continua a viver sozinha na floresta. Tempos depois o Dr. John Lovell a encontra na floresta e a sua primeira impressão é que ela tem problemas mentais, visto que, ela tinha um gênio muito violento e não conseguia articular as palavras de maneira “correta”. John acaba decidindo procurar a Dra. Olsen, psicóloga, e estes encaminham Nell a exames de sangue e veem que não há nenhum problema físico ou psicológico com ela. Percebendo que não há nenhum problema com Nell os doutores decidem se mudar para a floresta e observar o modo de vida de Nell.
Após conhecer o Dr. Lovell e a Dra. Olsen, Nell os toma como exemplos de linguagem e aprendendo com eles passa a reproduzir os sons e as palavras que escuta e aprende dos seus locutores da linguagem.
Na perspectiva da teoria do gerativista a língua é uma capacidade mental que todos os seres humanos tem, de forma a ser passiva de ser decomposta. Essa capacidade só está em nossa mente e é inata, já nascemos com ela. A aquisição da linguagem, portanto, se dá a partir de experiências.
A jovem Nell é um exemplo muito claro da teoria gerativista, já que, ao crescer ao lado de sua mãe com

Relacionados