Análise do filme o senhor das moscas
As Mulheres como Operadoras do Direito
Caruaru 2011
Associação Caruaruense de Ensino Superior
Curso: Direito
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Prof.ª: Eloine
Período: 2º Turma: 1
Turno: Noite
As Mulheres como Operadoras do Direito
Alunos: Hortência Galdino Maria Eugênia Marília de Lima Pedro Heverton
Caruaru 2011
OBJETIVO
TEMA As mulheres como operadoras do direito
DELIMITAÇÃO DO TEMA
Os obstáculos enfrentados pelas mulheres no mundo jurídico
OBJETIVO GERAL
Demonstrar os motivos da restrição que envolve as mulheres
OBJETIVO ESPECÍFICO * Identificar os mecanismos de exclusão ainda atuantes
* A interferência da cultura patriarcal
JUSTIFICATIVA
A dominação masculina se manifesta por meio da discriminação e da opressão da mulher. Considerando que essa dominação constitui uma violação de direitos fundamentais, ganham menos pela realização das mesmas tarefas profissionais ainda que possuam um nível escolar superior ao dos homens. A obtenção de emprego também é outra problemática, sendo em diversos países as taxas de desemprego são sempre superiores às dos homens.
PROBLEMA
A questão não é a postura de certos homens, mas uma cultura que influencia toda a sociedade trata-se do patriarcado que consiste em uma forma de relacionamento, de comunicação entre os gêneros, caracterizada pela dominação do gênero feminino pelo masculino.
O patriarcado indica o predomínio de valores masculinos, fundamentados em relações de poder. O poder se exerce através de complexos mecanismos de controle social que oprimem e marginalizam as mulheres. A dominação do gênero feminino pelo masculino costuma ser marcada (e garantida) pela violência física e/ou psíquica em uma situação na qual as mulheres (e as crianças) encontram-se na posição mais fraca, sendo desprovidas de meios de reação efetivos.
HIPÓTESE BÁSICA
A