Análise do filme " A onda"
A liderança é um aspecto muito importante nas instituições de ensino, e o filme mostra a influência de um professor sobre seus alunos adolescentes, fato que também é observado em outras idades escolares.
O professor uma vez que a criança é matriculada na escola, muitas vezes passa a ter um convívio muito mais intenso com essa criança do que os próprios pais. Assim, adicionado ao fato de que seu papel principal é perceber necessidades (cognitivas ou emocionais, depende da metodologia de ensino aplicada pela escola) e tentar supri-las e trabalha-las com os alunos, pode-se estabelecer uma inversão de papeis que é percebida pela criança e que assim começa a perceber o professor como uma figura de importância e influencia patriarcal.
Sabemos que os pais são essenciais na formação de caráter e personalidade de uma criança, pois o convívio intenso e a coesão familiar constroem bases de ensino importantes, e que são adquiridas através da observação e da imitação dos comportamentos e falas de seus pais.
A adolescência é um período de transição muito conturbado e difícil para a maioria das famílias, os adolescentes tendem a se isolar e são muitas vezes hostilizados ou ignorados por seus pais. Essa transição que marca a passagem da infância para a vida adulta é grande predecessora da moral e ética que se estenderá pelo resto da vida do sujeito.
No filme o Sr. Wenger fica responsável por lecionar sobre autocracia para uma turma de ensino médio que no início contam que não tinham interesse pelo assunto, mais que o escolheram pois não gostavam do professor que iria lecionar anarquia, que por sua vez era um professor que não tinha boa comunicação com os alunos , e porque a liderança depende grandemente de como o líder comunica com os outros indivíduos, pode-se dizer que ele não era um líder inspirador e que possuía características