Análise do filme: Vida de inseto.
1. Como é o trabalho no inicio do filme?
As formigas desenvolvem suas tarefas de acordo com normas, regras e valores. Elas vivem em uma sociedade organizada para produzir os bens necessários para a sobrevivência do formigueiro, essa é a própria razão da existência delas.
Quando a folha caiu sobre a fila perfeitamente ordenada de formigas, ficou evidenciada a falta de autonomia e a conserva cultural sobre o fazer e o trabalhar, presentes naquela organização. E em meio a muitas regras e valores, o imprevisto, tornou-se uma assombração. Foi preciso que uma formiga ''inteligente'', capacitada para isso, informar o caminho certo.
As formigas não tinham a capacidade de ser criativas ou de mudar seus caminhos diante de um imprevisto, devido a conserva cultural, uma rigidez na percepção e nos papéis desempenhados. Assim, a posição passiva assumida frente aos gafanhotos não poderia ser mudada. Desta forma, mantinha-se a opressão por eles imposta.
2. Que tipo de mudança a formiga Flik propõe?
Flik inventa uma maquina onde o trabalho se torna mais eficiente e rápido. Assim as formigas teriam mais tempo para trabalhar para beneficio próprio.
3. Por que Flik consegue pensar numa outra solução para a opressão dos gafanhotos?
Flik representava uma nova geração, tendo o desejo de liberdade e mudança. Ele se preocupava com o coletivo e, tendo uma alta criatividade, não era dominado pela conserva cultural, o que o tornava proativo. Flik inventava coisas e parafernálias para a melhoria do trabalho, mas o grupo não aceitava seus inventos, mesmo que trouxesse benefícios à produção, pois tinham certas dificuldades de lidar com o novo.
4. Como o formigueiro considera a atitude de Flik?
Mesmo tendo em mãos uma máquina revolucionaria, o grupo optou por continuar o trabalho braçal. E esta rejeição é uma suposta segurança que pode ser considerada uma defesa frente à verdade a ser encarada: a opressão dos gafanhotos e o evitar do