Análise do filme um golpe do destino
Curso - Psicologia
Disciplina – Psicologia Hospitalar
Aluna – Atanuita Filha Cerqueira Rangel
Análise do Filme.
Um Golpe no Destino - (The Doctor, EUA, 1991) Gênero: Drama -Disponível em: VHS, DVD -Duração: 122 min - Tipo: Longa-metragem / Colorido Produtora(s): Silver Screen Partners IV, Touchstone Pictures - Diretor(es): Randa Haines - Roteirista(s): Ed Rosenbaum, Robert Caswell Elenco: William Hurt, Christine Lahti, Elizabeth Perkins, Mandy Patinkin, Adam Arkin, Charlie Korsmo, Wendy Crewson, Bill Macy.
Sinopse:
O filme conta a história de um médico de sucesso, rico e arrogante. Ao descobrir que tem um câncer na garganta, o Dr. Jack McKee faz uma reflexão profunda sobre sua vida. Essa é uma experiência que o conduz a repensar sua conduta médica e sua vivência familiar, espiritual e social. Ao se vê na condição de paciente ele começa perceber a importância do respeito para com seus pacientes, para a necessidade do afeto e da prática humanizada da profissão, modificando significativamente sua postura diante da mesma e da vida.
Análise
A Psicologia Hospitalar “ é o campo de atendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento” (SIMONETTI. p.15, 2004). Para este autor, a Psicologia Hospitalar deve cuidar dos aspectos psicológicos que envolvem toda e qualquer doença, sem ser negligente quanto ao adoecimento físico a que está submetido o paciente. Para Simonetti (2004), a doença é um real do corpo. Esta concepção se faz pertinente quando analisamos a atuação dos profissionais da área da saúde, ao observamos suas práticas e suas concepções filosóficas no campo do cuidado com o doente que está carregado de subjetividade não percebida pelos profissionais que cuidam do corpo e que na grande maioria não se preocupam com o aspecto emocional que facilmente se altera com a doença física. O temor da morte, da incapacidade física ou mental, da impossibilidade de uma